♛Alegoria da Caverna: Platão x Filme: Os Croods

Por Estefania Cristina

Olá meus deuses gregos da leitura! Como vão vocês?

Falando em gregos, hoje eu quero falar do filosofo grego Platão! Em algum momento você já deve ter ouvindo falar sobre a alegoria da caverna, também conhecida como, prisioneiros da caverna,  e um mito que se encontra no livro A Republica (Volume VII).

É uma parábola que retrata os seres humanos presos dentro de uma caverna por medo! Eles ficam sentados de costas para a saída, e atrás deles uma chama arde quente e faz sombras disformes na parede, e isso assusta! Então eles concluem que o novo é perigoso.

A caverna nesse caso, é a nossa mente, com medo de se abrir para o novo. E a chama que queima lá fora é o conhecimento! Então você tem que ter coragem de sair da caverna para conhecer o Magnifico!

O filme Os Croods, é uma animação infantil – Roteiro e direção de Chris Sanders e Kirk Demicco –  que retrata essa filosofia de modo simples e divertida. Trazida pela DreamWork.

Em uma era que esta sendo disponibilizado tanto conteúdo pobre de conhecimento, eu realmente parabenizo os criadores por estar alimentando a mente dos nossos pequenos anjinhos com algo positivo. Por que, afinal, precisamos de pensadores.

O que são pensadores? Pessoas que pensam e criam coisas que fazem o nosso mundo se tornar melhor. Pessoas com caráter e um bom coração! Pessoas que despertem em você, em mim e nos outros a paz e o sentimento do amor!

Quem faz paz, não faz guerra!

Esta na hora de criar anjos, esta na hora de nos tornamos anjos!

*Abaixo a Alegoria da Caverna- escrita por Platão.

“No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali. Ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder mover-se, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, sem se poder ver uns aos outros ou a si próprios. Atrás dos prisioneiros há uma fogueira, separada deles por uma parede baixa, por detrás da qual passam pessoas carregando objetos que representam “homens e outras coisas viventes”. As pessoas caminham por detrás da parede de modo que os seus corpos não projetam sombras, mas sim os objetos que carregam. Os prisioneiros não podem ver o que se passa atrás deles, e veêm apenas as sombras que são projetadas na parede em frente a eles. Pelas paredes da caverna também ecoam os sons que vêm de fora, de modo que os prisioneiros, associando-os, com certa razão, às sombras, pensam ser eles as falas das mesmas. Desse modo, os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade.”

Por Estefania Cristina, autora do livro O Relicário – A História dos Mundos.

Todos as palavras destacadas, direcionam para paginas relacionadas aos temas. Você encontra livro, filme e pesquisas.

2 Responses to ♛Alegoria da Caverna: Platão x Filme: Os Croods

  1. Que fofura, acredita que ainda não assisti, preciso colocar para meus pequenos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.